Aprenda a realizar uma festa de casamento simples

O dia de casamento é algo que fica nas nossas memórias para sempre. Os noivos querem que este dia seja mágico. Uns preferem uma festa mais extravagante enquanto que outros preferem uma festa de casamento simples, mas igualmente com a magia que este dia tem direito.

Se é do tipo de noivo que não pode investir uma alta quantia e apostar na maior festa do ano, ou até se prefere conferir a este dia intimidade e simplicidade, temos algumas sugestões para você.

Festa de casamento simples

Uma festa de casamento simples deve, acima de tudo, ser curta. Um dia inteiro de festa torna-se bastante cansativo, tanto para os noivos como para os convidados. Pode optar por realizar o casamento ao fim da tarde e fazer apenas um jantar com os amigos e familiares antes de seguir para a lua de mel.

Para além disto, a festa não deve ter muitos convidados, sendo algo para partilhar com amigos próximos e família. Não se sinta na obrigação de convidar metade da cidade só porque lhe sorriram na rua.

Tema do casamento

Ainda que simples, poderá conferir um tema ao casamento, algo que esteja relacionado com a história do casal. Caso durante o namoro tenham passado muitos momentos assistindo filmes no sofá poderão adotar o tema de cinema. Se a relação for marcada por viagens a vários pontos do mundo, poderá optar por enfeitar o local de casamento com imagens das cidades que visitaram e fotografias dos momentos em conjunto.

Essas não são as únicas opções. Se por outro lado os seus momentos tenham sido maioritariamente passados num café com amigos, bebendo umas cervejas e jogando sueca, que tal adotar como tema bebidas diversas e baralhos de cartas?

Dê a cada mesa um nome e poderá fazer você mesmo a decoração relacionada com o tema que escolheu. Faça os menus, os centros de mesa, decore as paredes e pode até fazer adereços para os convidados relacionados com o tema que mais tem a ver com a sua história.

Sugestões

Pode optar por fazer a festa na casa de um familiar ou até em um salão de festas que conheça e que não seja muito longe do local da cerimônia. Desta forma não obriga os convidados a grandes deslocações. Aliás, em termos de orçamento, será bastante inferior ao de qualquer restaurante, ainda que dê mais trabalho.

Para as refeições poderá preparar com amigos e família algumas sobremesas e entradas e deixar o prato principal à responsabilidade de um serviço ou restaurante. Outra opção é fazerem também o prato principal, ainda que mais trabalhoso. Talvez esta opção obrigue as mães dos noivos ou alguém próximo a não estar presente e a aproveitar a totalidade do casamento para prepará-lo. Escolha pratos consistentes e tradicionais, de modo que todos os convidados fiquem satisfeitos.

Caso pretenda uma festa ainda mais simples, pode optar por servir apenas um lanche no fim da cerimônia em um jardim com algumas mesas de aperitivos. Dará tempo para tirar algumas fotografias, conversar um pouco com os convidados, ao sabor dos salgados e canapés.

Simplicidade

Realizar uma festa de casamento simples não significa cortar custos ou economizar. Há de fato pessoas que preferem comemorações menores e que valorizam as pessoas mais próximas.

Não tenha medo das críticas ou comentários. O casamento é o momento de marcar a união de duas pessoas que se amam. Elas devem estar realizadas e participando de um evento que seja exatamente como sonharam.

A simplicidade do casamento depende sempre do orçamento que tem e da forma como vê este dia. Se o vê como algo que quer partilhar com o mundo ou a dois. De qualquer forma, nunca se esqueça que a festa de casamento é para os noivos e não para os convidados, pelo que, acima de tudo, deverá ser como sonharam.

Para deixar esse momento ainda mais especial, conte com a ajuda de amigos, familiares e padrinhos para solucionar cada problema e assim finalizar o seu casamento. Desta forma, no grande dia, você verá um pouco de cada pessoa que ama na sua festa de casamento simples.

O dinheiro já não será mais desculpas para comemorar e assumir um compromisso com o grande amor de sua vida.